segunda-feira, 25 de maio de 2009

Modernismo no Brasil


O modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, sobretudo comentando literatura e artes plásticas.
Considera-se a Semana da Arte Moderna, em 1922, como o começo do modernismo no Brasil. Porém, nem todos os participantes desse evento eram modernistas.
Foi marcado, sobretudo, pela liberdade de estilo e aproximação com a linguagem falada.
O Modernismo foi dividido em três fases: a primeira fase, mais inovadora e diferente de todas as otras, cheia de escândalo; uma segunda mais calma, que formou grandes romancistas e poetas; e uma terceira, chamada Pós-Modernismo, que era distinta da primeira e era por isso foi ridicularizada.
Foi postado por Beatrice nº3, Deborah nº5, Giulianna nº10, Julia nº13 e Thaís nº30

Nosso Manifesto

Sustentabilidade e Preservação do Meio Ambiente

Soluções ao Problemas

O planeta está com sérios problemas na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade na sociedade. As pessoas só pensam nelas e no dinheiro, por isso poluem, destroem e matam tanto. A maioria dos acontecimentos negativos que acontecem no mundo está ligado as ações do homem.

Hoje em dia, durante uma crise econômica, devemos consumir produtos e alimentos "Eco", de pequenos produtores que não agridem o Meio Ambiente e a População.
Podemos preservar as matas e nao necessitamos de produtos de peles de animais .
Devemos ter mais parques e arvores para ajudara despoluir o ambiente da cidades e assim tendo mais áreas de lazer.

Para começar a ajudar o Meio Ambiente devemos reduzir o nível de poluição cada mais, reciclar mais, parar de desmatar , plantar mais árvores, não poluir as águas, buscar alternativas de combustíveis limpos, e entre outras atividades que ajudem o preservar o planeta

-Todos devem ajudar, assim será socialmente justo,ecologicamnete correto, culturalmente justo e economicamnete viável pois não custará muito, todos podem ajudar, faz parte da cultura mundial assim ajudando a melhorar a SUSTENTABILIDADE E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Foi postado por Beatrice nº3, Deborah nº5, Giulianna nº10, Julia nº13 e Thaís nº30

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Lasar Segall

No ano de 1923, Lasar Segall mudou-se para o Brasil. Já era um artista conhecido. Lasar Segall sempre mostrou interesse pelo desenho. Iniciou seus estudos em 1905, quando entrou para a Academia de Desenho de Vilna, sua cidade natal. No ano seguinte, mudou-se para Berlim, passando a estudar na Academia Imperial de Berlim, durante cinco anos.

Em 1912, Lasar Segall veio ao Brasil. Mas teve de voltar à Europa para casar-se com Margarete Quack.

Fundou, com um grupo de artistas, o movimento em 1919, realizando exposições na Europa.
Já separado de sua primeira esposa, volta para o Brasil em 1923 e se casa com Jenny Klabin, com quem teve os filhos Maurício e Oscar. Passou a viver com a família em Paris, onde se dedicou também à escultura.

Em 1932, Segall retornou ao Brasil, instalando-se em São Paulo.Em 1951, realizou uma exposição no Museu de Arte da cidade

Lasar Segall nasceu em 21/7/1891 em Vilna e morreu em 2/8/1957 em São Paulo.

OBRAS E IMAGENS


Auto retrato O Casal


Fim e o começo

http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_978.html

Foi postado por: Beatrice H. Ceccon n°03, Julia Morita nº13 e Thaís H.Abud nº30

Frutuoso Viana

Frutuoso Viana nasceu em Minas Gerais no dia 6 de setebro1896 e morreu no Rio de Janeiro em 1976. Começou estudando piano com oito anos e depois foi transferido para o Rio com 18 anos onde estudou com Henrique Oswald no Instituto Nacional de Música e começou a compor em 1920 e a lecionar piano no ano seguinte, foi regente do Coral Paulistano.

Escreveu músicas especialmente para piano e para canto. Em 1912 Frutuoso conhece Villa- lobos e ele pediu para o músico compor uma para a Semana da arte Moderna. Depois, em 1923 Viana viaja para a Europa, volta ao Brasil em 1926.

4 anos depois em São Paulo foi nomeado professor de piano no Instituto de Música Teatro , casa com Maria Julia Brasil e tem dois filhos. Em 1941 passou a morar no Rio de Janeiro e passou a ser professor de piano no Colégio Bennett. Em 1974 recebeu uma medalha do Governo de Minas.

Suas músicas influenciaram no trabalho da música brasileira. Algumas de suas musicas são:

· Dança de negros
· Corta-Jaca
· Homenagem a Sinhô

http://www.geocities.jp/latinamericapiano/e_vianna/e_viannaintro.html
www.geocities.jp/latinamericapiano/e_vianna/e_viannacd.html www.apontador.com.br/local/sp/sao_paulo/cultura/.../conservatorio_musical_frutuoso_viana_ltda_me.html

Foi postado por Deborah Yogi nº05, Julia Morita nº13 e Thaís H.Abud nº30

Manuel Bandeira

Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho nasceu no Recife no dia 19 de abril de 1886. Em 1890 a família mudou-se para o Rio de Janeiro e depois para Santos e, novamente, para o Rio de Janeiro. Passa dois verões em Petrópolis.

Em 1892 a família volta para Pernambuco e 1903 a família se muda para São Paulo onde Bandeira se matricula na Escola Politécnica, pretendendo tornar-se arquiteto. Estuda também desenho e pintura com o arquiteto Domenico Rossi.

Bandeira não participa da Semana de Arte Moderna.

Tempos depois é nomeado professor de literatura.

No dia 13 de outubro de 1968, Manuel Bandeira morre.

A seguir, um poema de Manuel Bandeira:

A Estrela

Vi uma estrela tão alta,
Vi uma estrela tão fria!
Vi uma estrela luzindo
Na minha vida vazia.
Era uma estrela tão alta!
Era uma estrela tão fria! Era uma estrela sozinha
Luzindo no fim do dia.
Por que da sua distância
Para a minha companhia
Não baixava aquela estrela?
Por que tão alto luzia?
E ouvi-a na sombra funda
Responder que assim fazia
Para dar uma esperança
Mais triste ao fim do meu dia.

www.releituras.com/mbandeira_bio.asp
http://www.geocities.com/tampo_8/poesia/bandeira-estrela.html

Foi postado por Giulianna Mangabeira nº10, Julia Morita nº13 e Thaís H.Abud nº30

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Zina Aita

Zina Aita

Pertencia a uma família italiana, nasceu em Belo Horizonte em 1900 e falecideu em Nápoles em 1968, bem jovem demonstrou ser uma grande pintora e desenhista.
Após organizar uma exposição de seus primeiros quadros em Belo Horizonte, viajou à Europa para melhor aprimorar-se nas artes.
Mudou para Florença onde estudou com Galileo Chini. Depois, retorna ao Brasil e faz amizade com vários artistas da semana Moderna onde participou desse marcante acontecimento na arte brasileira.


Algumas pinturas de Zina Aita:




Friso




Homens Trabalhando


http://pt.wikipedia.org/wiki/Zina_Aita
www.comartevirtual.com.br/zinaita.htm
www.pitoresco.com.br/brasil/zinaaita/zina.htm

Foi postado por Beatrice nº3, Deborah nº5, Giulianna nº10, Julia nº13, Juliana nº14 e Thaís nº30