sexta-feira, 22 de maio de 2009

Frutuoso Viana

Frutuoso Viana nasceu em Minas Gerais no dia 6 de setebro1896 e morreu no Rio de Janeiro em 1976. Começou estudando piano com oito anos e depois foi transferido para o Rio com 18 anos onde estudou com Henrique Oswald no Instituto Nacional de Música e começou a compor em 1920 e a lecionar piano no ano seguinte, foi regente do Coral Paulistano.

Escreveu músicas especialmente para piano e para canto. Em 1912 Frutuoso conhece Villa- lobos e ele pediu para o músico compor uma para a Semana da arte Moderna. Depois, em 1923 Viana viaja para a Europa, volta ao Brasil em 1926.

4 anos depois em São Paulo foi nomeado professor de piano no Instituto de Música Teatro , casa com Maria Julia Brasil e tem dois filhos. Em 1941 passou a morar no Rio de Janeiro e passou a ser professor de piano no Colégio Bennett. Em 1974 recebeu uma medalha do Governo de Minas.

Suas músicas influenciaram no trabalho da música brasileira. Algumas de suas musicas são:

· Dança de negros
· Corta-Jaca
· Homenagem a Sinhô

http://www.geocities.jp/latinamericapiano/e_vianna/e_viannaintro.html
www.geocities.jp/latinamericapiano/e_vianna/e_viannacd.html www.apontador.com.br/local/sp/sao_paulo/cultura/.../conservatorio_musical_frutuoso_viana_ltda_me.html

Foi postado por Deborah Yogi nº05, Julia Morita nº13 e Thaís H.Abud nº30

3 comentários:

  1. sou lucas de itajubá.

    só esqueceram de detalhar a origem de nascimento do compositor

    itajubá - mg

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Frutuoso conheceu Villa lobos em 1922 que foi o ano em que a semana 22 aconteceu e não em 1912. Ate por que em 1912 Frutuoso tinha apenas 15 anos e aos 18 ele foi ao Rio de J. para estudar e somente em 1920 ele começou a compor suas próprias musicas ( e na semana de arte moderna ele tocou musicas de sua altoria )

    ResponderExcluir