domingo, 18 de outubro de 2009

A História da Pinacoteca

A Pinacoteca do Estado foi oficialmente criada em 24 de dezembro 1905(o acervo da Pinacoteca consistia em 26 pinturas de importantes artistas que atuaram na cidade),com o apoio do vereador Maurício de Sampaio Vianna, do engenheiro Adolpho Augusto Pinto, do mecenas e senador José Freitas Valle.Nos seus primeiros anos, a Pinacoteca ocupou uma única sala, pois antes era o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Apesar da inauguração pomposa, já em 1911 a imprensa paulistana registrava, sobre o museu:“ninguém via nem sabia para que fora criado”.O museu foi por fim franqueado permanentemente à visitação pública em dezembro de 1911.

Em 1930, com a chegada de Getúlio Vargas ao poder,a Pinacoteca quase foi extinta. Permaneceria fechada durante toda a Revolução de 1930.

A ocupação militar em 1930, além de um incêndio ocorrido no edifício nesse mesmo ano, levou à dispersão de parte do acervo.

Em 1955, a Pinacoteca comemorou seu cinquentenário "como um museu esquecido",
Somente em 1956 a Pinacoteca abriria espaço para a arte moderna, inaugurando uma a sala com obras de tendências não acadêmicas e sediando a exposição Modernistas.

De meados de 1993 até fevereiro de 1998, a Pinacoteca do Estado passou por uma grande reforma, orçada em aproximadamente R$ 10 milhões, para adaptar-se aos padrões museológicos internacionais.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinacoteca_de_S%C3%A3o_Paulo
http://www.pinacoteca.org.br/
http://www.sampa.art.br/pinacoteca/
http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/o-que-visitar/pontos-turisticos/217-pinacoteca-do-estado
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=3768

Giulianna e Julia nº10 e nº13

Nenhum comentário:

Postar um comentário