quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Oswaldo Goeldi

Oswaldo Goeldi nasceu no Rio de Janeiro dia 31 de outubro em 1895 e morreu em 16 de feverero 1961, também no Rio , filho do cientista suíço Emílio Augusto Goeldi, um ano depois vai para Belém do Pará. Com cinco anos se muda para a Suécia onde vive até os 24 ele começa curso de engenharia da Escola Politécnica, em Zurique, mas não o conclui. Em 1917, matricula-se na Ecole des Arts et Métiers[Escola de Artes e Ofícios], em Genebra, porém abandona o curso por julgá-lo demasiado acadêmico. Decepcionado com a escola,passou a ter aulas com Serge Pahnke e Henri van Muyden. No mesmo ano, 1917, realizou sua primeira exposição individual, onde a obra do austríaco Alfred Kubin, seu grande mentor artístico.

Em 1919, Goeldi volta para o Brasil e passa a ilustrar revistas, dois anos depois ele realiza sua primeira exposição individual no Rio. Hermann Kümmerly, com quem fez suas primeiras litografias. Fez imagens para revistas, livros e periódicos. A partir de 1924 dedicou-se à xilogravura, à qual foi iniciado pelo artista Ricardo Bampi. Em 1930 lançou o álbum 10 Gravuras, prefaciado por Manuel Bandeira,em 1955, torna-se professor da Escola Nacional de Belas Artes - Enba, no Rio de Janeiro, onde abre uma oficina de xilogravura.

Em 1995, o Centro Cultural Banco do Brasil realiza exposição comemorativa do centenário do seu nascimento, no Rio de Janeiro.A sua infância é muito discutida, passada na Amazônia, e a identificação com a natureza que faz com que os seus cenários urbanos sejam sombrios e melancólicos. A técnica da xilogravura ampliou os seus recursos gráficos, tornando o seu desenho mais simples e mais plástico ao mesmo tempo, sem perder densidade. Retornou à Europa em 1930, expondo em Berna e Berlim. Participou de 2 Bienais .Realizou inúmeras exposições no Brasil e no exterior. A maior exposição de Oswaldo Goeldi,já realizada no Brasil,aconteceu em São Paulo.

Julia Ishida 6B Nº13

http://www.oswaldogoeldi.org.br/biografia.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oswaldo_Goeldi

http://www.meuartigo.brasilescola.com/biografia/oswaldo-goeldi.htm

http://www.centrovirtualgoeldi.com/

http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2961

http://www.oswaldogoeldi.com.br/biografia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário