terça-feira, 25 de agosto de 2009

Xilogravura e Literatura de Cordel

Xilogravura

Xilogravura é uma gravura com uma matriz de madeira e reproduz imagens e textos sobre papel ou outro suporte. É um processo parecido com um carimbo de madeira.
Não se sabe exatamente quando a xilogravura começou. Uma das ilustrações em papel mais antigas é do ano de 868. Há relatos, porém mais antigos, de séculos antes, na India. Na Europa, a impressão mais antiga é do século XII, porém há quem afime que a xilogravura exista desde o século VI.
Para preparar uma matriz, é necessário entalhar sobre a madeira, deixando em relevo a imagem a ser reproduzida.
A xilogravura popular é um traço medieval da cultura portuguesa que veio para o Brasil e que se desenvolveu na literatura de cordel. Quase todos os xilogravadores populares brasileiros, principalmente no Nordeste do país, provêm do cordel.


Literatura do Cordel

A história da literatura de cordel surgi com o romanceiro luso-espanhol da Idade Média e do Renascimento. O nome está ligado a venda dos folhetos em Portugal, onde eram pendurados em cordões, chamados cordéis.
Foram os portugueses que trouxeram o cordel para o Brasil no início da colonização.As impressões de folhetos brasileiros, começaram no século XIX com características próprias daqui.
No Brasil, a literatura de cordel é produção típica do Nordeste. Costumava ser vendida em mercados e feiras pelos próprios autores. O cordel é vendido em feiras culturais, casas de cultura, livrarias e nas apresentações dos cordelistas.

A literatura de cordel é um tipo de poesia popular, oral, e depois impressa. Os temas incluem desde fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas , temas religiosos, entre muitos outros. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras. Os cordelistas, recitam os versos de forma melodiosa e cadenciada, fazendo também as leituras ou eclamações empolgadas e animadas para conquistar a platéia.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel#Hist.C3.B3ria

Beatrice Haase Ceccon nº03 6ªB

2 comentários:

  1. me amarei em xilogravura e literatura de cordel

    ResponderExcluir
  2. mas antes de existir a xilogravura, a literatura de cordel era ilustrada?

    ResponderExcluir